Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Como é que posso saber se tenho mediunidade?
Resposta:
A mediunidade é uma manifestação da natureza. Você pode encontrá-la em qualquer época de sua vida e não existe um tempo determinado. As manifestações espirituais ocorrem de várias maneiras: quando nos desviamos do nosso caminho, podemos entrar em caminhos errados e passamos a sentir na pele as consequências dos nossos descuidos. Alguns médiuns chegam aos templos doentes, mergulhados no vício, com a vida quebrada. São castigos das entidades?
Claro que não! É pura ignorância pensarmos uma coisa dessas! Estamos perdidos exatamente porque não procuramos seguir os instintos do coração ou pela má informação, cultura, etc.
Quando procuramos um apoio espiritual numa casa séria, somos orientados quanto ao grau de mediunidade que possuímos. Trabalhar para ajudar o próximo todos devemos. Dentro de um Templo, há trabalho para todos os fiéis que voluntariamente desejam participar. Porém, não existe uma tabela de mediunidade que iguala todos os médiuns. Cada pessoa tem o seu próprio estilo, grau, sensibilidade, capacidade, percepção, cultura, etc. Nem todos os médiuns incorporam entidades, nem todos estão dentro dos terreiros, nem todos os médiuns cumprem suas missões.
A mediunidade sendo um fenômeno da nossa natureza, faz com que o sucesso de um bom trabalho espiritual dependa muito mais de nós do que das entidades que nos orientam ou dos chefes de terreiros que nos auxiliam.
A mediunidade é uma manifestação espontânea, voluntária, só acontece quando verdadeiramente nos doamos com fé, amor, confiança, segurança e boa vontade. É um desprendimento material, às vezes levamos algum tempo para compreendermos o que significa desprender-se da matéria e passar a amar o espírito como um bem de Deus.