Saúde

Previna-se dos males do inverno

- Imagem Internet -

Chás e agasalho
A Medicina Tradicional Chinesa possibilita um tratamento específico para prevenir e combater os males do inverno.
O tratamento é dividido por faixa etária, que são sujeitas a um maior inimigo em potencial: é preciso se proteger do vento, da friagem e da umidade!
Vento
Considerado uma “energia perversa”, pois invade o organismo e pode infeccionar as vias aéreas superiores.
Friagem
A queda de temperatura diminui o nível de energia yang. Essa energia yang estagnada é conhecida, no ocidente, como queda do sistema imunológico.
Umidade
A umidade provoca a sensação de corpo pesado, carregado, mole e sem vontade de fazer esforço. Por isso a umidade prejudica a função fisiológica do organismo com dores articulares e musculares. Pessoas que sofrem de reumatismo pioram.
Prevenção por faixa etária
Crianças
Precisam se proteger do vento para não ter infecção das vias aéreas respiratórias.
- Usar agasalho. Devem manter extremidades do corpo aquecidas, evitar esfriar os pés e cobrir o pescoço;
- Na alimentação evitar gelado e tomar chás de menta, hortelã, camomila e erva doce, pois matam bactérias, vírus e expelem a “energia vento”;
- Evitar laticínios, pois podem causar infecções devido à alergias.
Adultos
Precisam se proteger da friagem, se agasalhar e cobrir o pescoço, pois a friagem faz acordar com o pescoço travado, torcicolo, porque provoca espasmos musculares. Por isso devem tomar chás mais picantes como: gengibre, anis, alecrim e agrião.
Evitar comidas cruas como sashimi, carpaccio e salada crua.
Terceira idade
- Precisam se proteger da umidade, pois ataca articulações, provocando dores;
- Dormitório deve ser seco e claro;
- Devem tomar: chá de garra do diabo, erva baleeira, cordão de frade, calêndula, pois todos têm efeito anti-inflamatório;
- Evitar excesso de sal e coisas salgadas, pois atacam a energia do rim e o mau funcionamento do rim provoca umidade no corpo;
- Usar bolsa de água quente nas articulações doloridas, como artrose no joelho, por exemplo. Pisar na bolsa de água quente antes de dormir e usar meias previnem infecções graves, como pneumonia.

Fonte:: Novo Milênio, Julho,2006