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Saúde

COVID-19
8 maneiras de cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

- Imagem Internet -

Durante os dias de pandemia e de distanciamento social, além do clima mais tenso e com diversas informações, há uma dose maior de convivência entre as famílias. Os momentos de reclusão podem levar à reflexão e produtividade, mas precisam de atenção e de cuidados para que não aumente o estresse e a ansiedade. Portanto, a psicóloga da Unidade II do Complexo Hospitalar Oito de Dezembro, recurso próprio Unimed Guarulhos, Thais Brandão, reuniu algumas dicas e conselhos para contribuir com a sua saúde mental.
1.Próximo quando está longe
Estar perto das pessoas faz bem ao coração. Mas enquanto não se pode estar próximo fisicamente, que tal manter o contato social por telefone ou chamadas de vídeo? Há tecnologias gratuitas disponíveis para facilitar essa relação.
O contato social e carinho são importantes para a saúde mental, assim como as trocas afetivas e incentivo para pessoas importantes para você e para sua família. Substitua os abraços por mensagens e esteja presente mesmo quando distante fisicamente.
2. Afaste-se das informações excessivas
As Fake News começaram a surgir com a pandemia e, por meio delas, informações suspeitas e sem fontes confiáveis. Além disso, o excesso de informação pode causar um possível sofrimento emocional com reações como medo, nervosismo, agitação, tensão, aumento da frequência cardíaca e ansiedade.
É importante saber filtrar os conteúdos recebidos e priorizar canais e sites de órgãos oficiais, mantendo o equilíbrio de ser informado e atualizado e, ao mesmo tempo, sabendo a hora certa de desligar-se das notícias e descansar.
O Ministério da Saúde disponibiliza um whatsapp para tirar dúvidas e fornecer orientações corretas: para acessar, mande um “oi” para (61) 9938-0031 ou pela web http://bit.ly/sauderesponde.
3. Desacelere
Aproveite o tempo de distanciamento social para desacelerar, buscando manter uma rotina organizada com atividades prazerosas e significativas como ler bons livros, ver filmes, ouvir músicas.
4. Mantenha as atividades físicas
Atividades físicas ajudam a evitar o estresse a reduzir a ansiedade. Existem plataformas que disponibilizaram treinos e orientações para manter a rotina saudável. Evite a auto cobrança e vá no seu ritmo.
5. Dê importância para o que sente
Tempos difíceis como esse ressaltam as nossas fragilidades, portanto, não desvalorize os seus sentimentos como o medo em relação à doença porque eles são naturais. Mas também não seja tomado pelo pânico, busque informações confiáveis, foque no que está ao seu alcance e crie processos de solidariedade mútua.
6. Cuide das crianças
Ser claro e transparente com as crianças sobre o que está acontecendo é essencial para que elas entendam os cuidados e prevenção. Porém, evite fomentar medo ou pânico, utilizando maneiras leves e até divertidas de explicar e de permitir que se expressem.
7. Seja parceiro dos idosos
Além de ajudar as crianças, dê atenção para os idosos. Se possível, mantenha contato virtual ou telefônico com eles e escute-os sobre o que sentem, possíveis receios ou solidão.
8. Busque ajuda profissional
Outra alternativa é a de procurar ajuda de forma virtual. O Conselho Federal de Psicologia permite a prestação de serviços psicológicos on-line, informe-se e busque auxilio. É muito importante que, nesse momento, o pensamento seja voltado ao coletivo. Evitar sair desnecessariamente ou o contato físico são formas de demonstrar carinho diante do cenário atual que vivemos. Cuide da sua saúde mental e da sua família e acredite que, em breve, tempos melhores virão.
Texto adaptado da fonte: Cartilha “Cuidando da sua saúde mental em tempos de coronavírus” (LaFollia – Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental; Vozes da Saúde Mental na atenção à crise do Covid-19; Coletivo Adelante; ABEPRJ – Núcleo RJ da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) baseada nas recomendações da OMS (Mental Health Considerations during COVID-19 Outbreack, 2020) .

Fonte: site http://www.oitodedezembro.com.br/