Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Elucidações sobre os pontos riscados (Parte 2)
Resposta:
9-Antes da chamada dos Orixás o médium deve ser defumado com as ervas apropriadas. O médium deve levar canetas (ou pembas), papéis. As ervas são usadas para limpar os pontos (quando riscados com pemba). Deve estar de branco e de preferência descalço, pois é quando recebemos maior vibração.

10-As obrigações que forem solicitadas pelos chefes do terreiro deverão ser firmadas antes da incorporação (exemplo: velas de anjo de guarda, etc).

11-O Ogã deve elevar acima de tudo o pensamento no astral maior e conhecer os pontos que fazem as chamadas do astral maior.

12-Assim que o chefe do terreiro faz a chamada dos Orixás, o médium deve estar numa vibração espiritual firmando o pensamento em Oxalá. Aos poucos o chefe da legião vai se aproximando da corrente energética do médium e acontece a incorporação.
Um outro médium deverá acompanhar. Este cumprimenta o Orixá, toma sua benção e lhe pede, em nome do Pai Maior, que ele se identifique através do seu ponto riscado. Entrega-se a pemba (ou a caneta) e observa-se todos os detalhes do ponto; caso tenha dúvidas perguntar ao Orixá. Logo que o Orixá terminar de riscar seu ponto, ele poderá ou não deixar alguns esclarecimentos a respeito do ponto ou simplesmente se identificar, dando seu nome. Aqueles que vão copiar os pontos devem observar atentamente todos os detalhes e as posições de cada elemento.

Observação:
..continua no próximo mês.