Plantas Medicinais

Fedegoso

O fedegoso, também conhecida como café negro ou folha do pajé, é uma planta medicinal que possui ação laxante, diurética e anti-inflamatória, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de problemas gastrointestinais e complicações menstruais, por exemplo.
O nome científico do fedegoso é Cassia occidentalis L. e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.
Para que serve o fedegoso:
O fedegoso possui ação diurética, laxante, antimicrobiana, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, depurativa, anti-hepatotóxica, imunoestimulante e vermífugo, podendo ser usada para:

  • - Diminuir a febre;
  • - Auxiliar no tratamento de complicações menstruais, como dismenorreia;
  • - Ajudar no tratamento da anemia;
  • - Melhorar a saúde do fígado e prevenir a ocorrência de doenças hepáticas;
  • - Aliviar dores de cabeça;
  • - Auxiliar no tratamento de infecções, principalmente urinárias.
Além disso, o fedegoso pode auxiliar no tratamento de problemas intestinais, como má digestão, prisão de ventre e verminoses.
As cascas, folhas, raízes e sementes do fedegoso podem ser utilizadas, no entanto as sementes podem ser tóxicas para o organismo quando consumidas em quantidades excessivas. Uma forma de consumir o fedegoso é através do chá.
Contraindicações e efeitos colaterais:
Os efeitos colaterais do fedegoso normalmente estão relacionados com o consumo excessivo e com o uso das sementes, o que pode provocar reações tóxicas no organismo. Por isso, é importante que o uso de fedegoso seja feito sob orientação do fitoterapeuta ou do clínico geral.
O fedegoso não é indicado para gestantes, uma vez que pode provocar contrações uterinas e nem para pessoas que possuem pressão baixa, já que o fedegoso pode apresentar atividade hipotensora.

Fonte de pesquisa: : https://www.tuasaude.com/fedegoso/