Plantas Medicinais

Coité
O que é?

Nome científico: Crescentia cujete L.
Nomes populares: coité, calabaça, cabaceira, cuité, aurina, cujete, mate.
Família botânica: Bignoniaceae
Distribuição Geográfica e Habitat
É nativa da América Central e sua dispersão atinge a região norte do Brasil, chegando aos estados do Pará e do Maranhão.
Características Gerais
Árvore pequena de 6 a 8 metros, bastante ramificada desde a base, com ramos longos e pendentes, formando copa ampla e esparramada. O tronco é tortuoso, de coloração cinza esbranquiçado e superfície estriada. Folhas: são alternas ou fasciculadas, simples, inteiras, pecioladas, com limbo oblanceolado ou espatulado, de 6 a 20 cm de comprimento e 3 a 6 cm de largura, com ápice levemente arredondado, glabra, ou com poucos pelos nas nervuras da face inferior. As lâminas têm forma espatulada a largo-lanceoladas, são subsésseis (com pecíolo ou cabinho muito curto), medindo 7 a 15 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura.
Flores
São solitárias e distribuídas ao longo do tronco e dos ramos. A flor é branca, campanulada (como sino) com cálice (invólucro externo) esverdeado e corola (invólucro interno) com tubo bojudo e com as bordas enroladas. Frutos: são cápsulas, ovoides ou globosas, com 15 a 30 cm de comprimento e 10 a 25 cm de diâmetro, com pericarpo duro, com polpa amarelada com muitas sementes. Frutifica de janeiro a agosto.
Clima e Solo
É uma planta tropical a subtropical, que aprecia climas quentes e chuvosos. Pode ser cultivada em climas subtropicais suportando uma ou duas geadas anuais com o mínimo de zero grau. Adapta-se a qualquer altitude e vários tipos de solos, mas frutifica melhor em terras vermelhas, úmidas e ricas em matéria orgânica. Resiste bem à secas de até três meses sem chuvas.
Utilizaddes
Árvore muito ornamental e decorativa, os frutos verdes, com no máximo 8 cm de diâmetro, são consumidos cozidos em sopas; já dos frutos maduros só é utilizada a casca para fazer artesanato e vasilhames para cozinha. As sementes podem ser consumidas, se cozidas. A polpa pode ser utilizada para se fazer xarope. Os frutos limpos de polpa, cortados ao meio ou em partes menores, também são usados como utensílios domésticos (cuias, pratos, vasilhas para água e outros usos).

Fonte de pesquisa: https://www.todafruta.com.br