Perguntas frenquentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Até que ponto um chefe de terreiro (dirigente de um Templo) é responsável pela vida dos filhos espirituais?
Resposta:
Todos os missionários (aqueles que abraçam uma missão religiosa) devem ter consciência que resgatar e encaminhar um rebanho não é uma tarefa fácil. Os missionários que abraçam a Cruz de Cristo são informados da grande caminhada que têm pela frente. Não vão caminhar sobre pétalas de rosas macias, mas vão pisar em muitas pedras e espinhos. Um dirigente é o responsável pela formação espiritual de seus filhos nos seguintes termos:

  1. Ajudando no desenvolvimento de sua capacidade mediúnica, nos trabalhos de doutrinação e conhecimentos gerais de sua religião e no nosso caso, estamos falando da Umbanda;

  2. Elaborando palestras de ordem moral e espiritual;

  3. Aplicando regras e bons costumes espirituais, dando bons exemplos de conduta e de boa moral à sua comunidade;

  4. Incentivar e instruir o rebanho a prosperar dentro da sociedade, encaminhando-os aos caminhos da cultura, a fim de que todos conheçam seus direitos e deveres dentro da sociedade, sendo humildes e buscando ajuda de profissionais capacitados para instruir os carentes e também estudar as leis do seu país e se manterem sempre bem informados do que ocorre no mundo. Um dirigente é um mestre, e um mestre deve estar sempre estudando e atualizando-se dos conhecimentos gerais.


Todo Templo deve receber filhos de todas as classes sociais, os analfabetos que são enviados por Deus nos caminhos desses dirigentes, devem receber uma atenção especial. É obrigação do dirigente cuidadosamente incentivá-los à instrução, ajudando estes filhos a se tornarem cidadãos produtivos dentro da sociedade.
Enfim, um dirigente espiritual é um trabalhador voluntário a serviço de Deus e deve se envolver em preparar seus filhos para se tornarem cidadãos dignos na terra e espíritos dignos para o plano espiritual.
Se o dirigente cumpre a sua tarefa que é doutrinar os filhos de Deus e não obtiver sucesso com todas as suas ovelhas, deve lembrar-se que: Jesus Cristo também não conseguiu convencer a todos a segui-lo.