Perguntas frenquentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Qual a preparação, o ritual e o tempo para um médium tornar-se zelador de um templo?
Resposta:
A preparação inicial é a vocação cristã acompanhada pela fé e amor. É necessário ter caráter, humildade, interesse pelos estudos, disciplina e muito trabalho. Não recebemos nenhum certificado de honra ao mérito, todo mérito é de Deus e não nosso.
O zelador de uma casa (Templo) só pode desenvolver bem a sua missão quando humildemente procura conhecer e integrar-se com o trabalho dos espíritos esclarecedores. O tempo de trabalho não é contado pelo médium, é autorizado por Deus e amparado pelos Guias Chefes da casa (Templo) a ser erguido.
Os preceitos espirituais são vários, precisamos fazer uma grande faxina em nossa vida privada, trabalhar no campo das emoções e nos ajustarmos em sintonia adequada para servir como um instrumento de comunicação dos espíritos. É exigido do médium um trabalho sério e confiável, dedicação, lealdade e muita fidelidade às leis de Deus.
Não devemos sair por aí testando os médiuns, mas observando a sua capacidade de servir. Não devemos nos entregar nas mãos de falsos profetas, cada vez mais precisamos ter consciência daquilo que buscamos para o nosso próprio bem. É dever e obrigação, dos fiéis, verificarem onde pisam e com quem convivem.
Sempre damos como exemplo uma explicação dada por Pai Antônio para verificarmos onde e por quem estamos sendo tratados. Imagine que você nunca estudou medicina, mas tem um sonho: se pudesse seria médico! De repente você ganha uma grande fortuna no jogo da sorte! Constrói um imenso e moderno hospital equipado, alta tecnologia e tudo o mais. Enfim, realizou o seu sonho: tem um hospital e pode até adquirir um diploma de médico!
E o conhecimento do seu trabalho? O que fará com seus pacientes? E a sua consciência?
Assim é o papel de um médium que se propõe a servir o Mestre. Ninguém melhor do que Ele para saber se está pronto ou não para assumir um compromisso tão delicado. Ter fé é fundamental, respeitar os mestres é uma obrigação, mas levar a cruz de Cristo e fazer toda a sua caminhada em Terra é muito difícil. Somente quem tem vocação é capaz de deixar para traz muitas coisas valiosas aos olhos humanos para se dedicar à missão.