Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Elucidações sobre os trabalhos de cura (parte 2).
Resposta:
Sobre trabalhos de desobsessão:
Os trabalhos da desobsessão é outro trabalho que todos os médiuns devem participar, pois todos nós podemos e estamos sujeitos a atrair irmãos do baixo astral. São espíritos altamente inteligentes e organizados, sabem exatamente o que querem, e o que desejam de nós. São os chamados quiumbas! Para atingir o seu objetivo contra qualquer pessoa que esteja na mira deles, usam desde a matéria física (cadeira, pedra, água, fogo, faca, etc.) às crianças e animais para nos atingir.
Nestes trabalhos desenvolvidos dentro de um Templo, sempre temos um estagiário que trabalha e espera a promoção. É um espírito que opera entre o conhecimento do bem e do mal, ou seja, um ex-quiumba convertido na luz, mas que ainda não recebeu a iinsígnia de Exu. Ele trabalha negociando com aqueles companheiros sofredores a quem ele bem conhece. Tenta arrastá-los para a Luz. Os trabalhos desses iirmãos são fundamentais em todos os Templos.

Mensagem
Imagem: Templo de Umbanda e Cacique Tupinambá
Os caminhos da Umbanda
Por: Sr. Exu Veludo, médium Maria Nazareth Dória, em 2005

Assim como todos têm nas mãos dedos que marcam o lado esquerdo e o lado direito, se quiserem elevar o nome da Umbanda procurem usar tanto o lado direito quanto o lado esquerdo. Para se ter equilíbrio é necessário a posição das forças negativas e positivas em qualquer ligação onde se deseja obter forças com resultados positivos.
Procurem usar o positivismo da Umbanda, que é o trabalho da caridade. Seja honesto, sincero e verdadeiro. Se há algo negativo dentro dela, são os aproveitadores e os falsificadores da Lei de Deus, não as forças da esquerda aliadas à luz.
Se você é umbandista, transmita o que verdadeiramente recebe da Umbanda: paz, amor, luz, ciência e respeito. Transmita luz aos cegos, aplique bálsamo aos doentes, ouça o que lhe diz aquele a quem você julga ignorante, aprenda com ele. De repente, ele poderá lhe mostrar o caminho onde está a sua maior riqueza: a humildade!
Se você está aqui, se servindo e sendo servido na mesa da Umbanda, procure respeitar os seus trabalhadores carnais e todas as entidades responsáveis pelas correntes desta flor chamada ?Umbanda?.
O verdadeiro rebanho se reúne no caminho do Pastor. Espero que todos os filhos da Umbanda se irmanem em um só caminho e que tenham um só pensamento: caridade, simplicidade, humildade, doutrina, fé e amor, pois longe desse caminho, não há linhas de entrada ou saída para a direita ou para a esquerda e muito menos para se chegar a um destino.