Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Um Ogã pode desenvolver-se espiritualmente apenas em volta dos atabaques?
Resposta:
Sim, o Ogã é desenvolvido e preparado pelos Guias no seu ponto de trabalho que são os atabaques, mas ele deve exercitar-se com ajuda dos Guias do seu Templo a incorporação física. Isso quando o médium verdadeiramente demonstra esse Dom: existem certos casos que os Ogãs desenvolvem e aplicam apenas o trabalho da vidência (eles percebem, veem, sentem as entidades e o que elas fazem, eles recebem intuições de trabalhos, cantos, etc). Nada impede um Ogã incorporar seus Orixás, mas o contato maior entre eles é mental.
O Ogã é o carro chefe da gira, o ministro dos Orixás. Portanto, ele deve estar preparado para atuar em qualquer necessidade da Casa, desde limpar e firmar a Casa, abertura da gira, o atendimento nas obrigações, orientações aos visitantes necessitados, dar assistência às entidades (cambonar) receber as ordens de trabalho, etc. O Ogã iniciante pode ficar apavorado com tantos encargos apontados a ele como obrigações e deveres.
Mas não é por aí também, pois no Templo temos outras pessoas envolvidas com os trabalhos espirituais e assim o trabalho do Ogã é aliviado. Embora ele deva preparar-se e conhecer tudo isso, numa necessidade ele estará apto para não deixar a roda da gira parar.