Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Quantos Orixás devemos cultuar na Umbanda?
Resposta:
Sabemos que existe um só Deus! Sabemos que existe um único Jesus cristo! Sabemos que os guias, santos e anjos são vários! Os Orixás são Santos? Sim, são santos. Por isso, ainda hoje alguns médiuns se afirmam como sendo ?pais de santos!?. Serão mesmo pais de santos?
Quanta honra! Estar em terra e ter tantos filhos santos! Que pai de santo, que nada! Somos meros dirigentes de nossos Templos!
Se tivermos caráter, somos bons dirigentes porque ouvimos e aplicamos os conselhos das entidades; se não temos essa virtude, infelizmente abusamos da fé alheia e passamos a viver às suas custas, essa é a verdade. Alguém de carne e osso pode afirmar que conhece todos os guias, santos e anjos? Se alguém afirma isso, tolo mesmo é aquele que acreditar!
Todos os dias, com certeza, Deus concede a santidade a novos santos em seu reinado! Os Orixás entrarão nesta lista dos santos? Analisem! Estamos na era da inteligência. Cada um tem por obrigação analisar as Leis de Deus e não depender da cabeça dos outros para pensar por você!
É presunção de nossa parte ficar rotulando quantidades de santos e guias da Umbanda. É aceitável trabalhar com o que temos conhecimento e um contato maior, as linhas da Umbanda nos ajudam a direcionar nossos trabalhos.
Porém, não podemos afirmar que definitivamente a Umbanda será por todo sempre regida pelos nossos atuais conhecimentos. Deus não estacionou a Umbanda dando a ela limitações. É preocupante ouvirmos alguns irmãos se intitulando o escolhido para receber e pregar ?isso e aquilo? em nome da Umbanda. Jesus Cristo jamais se intitulou como sendo o ?Filho Prodigioso de Deus?, pelo contrário, Ele foi notado como tal, pelas suas obras e não por vaidade.
Será que existem médiuns prodigiosos? Aqueles que recebem um guia ?X? com exclusividade? Somente a este médium serão reveladas por esta entidade ?X? coisas divinas e magníficas?
Se recebermos certas incumbências divinas, devemos orar muito ao Pai para termos forças e humildade em aplicá-las. Um médium nada mais é que um ser igual a todas as outras criaturas de carne e osso, carregados de pecados e cheio de carências! Se educar-se nas Leis Sagradas poderá educar a outros sem tornar-se diferente deles! Um médium é uma pessoa normal! Faz tudo o que as outras pessoas normais fazem! Comem, ficam doentes, casam-se, etc. De santos não têm nada!
As coisas de Deus não podem ser transformadas em produtos de consumo, onde a propaganda vira a ?alma do negócio?. As coisas de Deus devem ser propagadas entre todos os povos, sem propagandas enganosas! A vaidade do homem faz dele um escravo de sua própria imaginação. O homem vaidoso nunca está satisfeito. Ele almeja sempre ultrapassar os que estão à sua frente, mesmo que para isso tenha que atropelar, trapacear, enganar, etc. Precisamos ter cuidado, para não confundir méritos com vaidade.
Devemos cultuar a fé, a humildade e a sabedoria em nossos corações e cultuar em nossos Templos os guias que Deus enviar para as tarefas do bem. Não vamos encontrar em livros, em Cd´s ou na internet aquilo que somente o Pai pode nos fornecer, Orixás e guias de luz.
Devemos ler, estudar, informarmos e discutir com outros irmãos que estudam e aplicam com humildade a ciência das Leis de Deus, sem entrar em conflitos ou temer estar errando porque aquele irmão, que parece muito informado das Leis Astrais tentou lhe empurrar garganta abaixo que existe isto e aquilo! Cultue todos os Orixás se você conhece e está convencido de suas atuações, ou siga o caminho que Deus lhe mostrar para seguir.
Quem está certo? Deus! Esse é o certo!
Siga os caminhos do Mestre. Somente Ele poderá nos afirmar isso ou aquilo, mais ninguém!
Devemos cultuar todos os guias e Orixás que nossos olhos espirituais possam enxergar. Devemos cultuar aqueles que o nosso coração puder sentir, devemos cultuar aqueles que possamos compreender e não aqueles que nos apresentam como mitos!