Perguntas frenquentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que são Obrigações?
Resposta:
: As obrigações são rituais que nós, umbandistas, cultuadores da natureza devemos fazer para atrair energias das divindades ligadas à mãe natureza. Exemplo: as energias das matas, cachoeiras, etc. Obrigação para senhor Oxossi (caboclos), povo das Águas, Xangô, Almas, Crianças, Exu, etc.
Devemos ter sempre em mente o que aprendemos: nenhuma entidade vem comer ou beber o que depositamos em suas intenções. Aí é simplesmente um ponto de atração / ligação entre nós e eles.
Eles transformam as energias destes elementos da natureza em remédios para repor nossas carências físicas, emocionais e espirituais. Ambos estão interligados, assim como o Pai, Filho e Espírito Santo.
Para estarmos totalmente equilibrados precisamos ter saúde, alegria e paz e isso quer dizer: estar saudável na matéria e no espírito; estar feliz com sua vida pessoal e ter estabilidade financeira para honrar os seus compromissos.
Não nascemos para pedir esmolas, passar fome ou sermos humilhados diante de nossos irmãos. Nascemos para lutarmos por uma vida digna, serena e segura.
Todos os filhos de Deus têm direitos e obrigações a cumprir no mundo: ?Dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César?.
Trabalhar praticando a caridade é alimentar o espírito (é dar a Deus).
Trabalhar usando a força física e derramando o suor do corpo é alimentar a matéria (é dar a César).
Tudo isso é nossa obrigação!
Honestidade não é uma qualidade que entra no trono das ?Virtudes?! Ser honesto é ?Obrigação? de todas as pessoas. Aqueles que não cumprem enquanto encarnados suas obrigações em terra, com certeza ainda vão voltar dezenas de vezes e fazer muitas e muitas ?Obrigações? espirituais para se ajustarem consigo mesmos.