Perguntas frenquentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que é oferenda?
Resposta:
Oferenda é o que todos nós deveríamos fazer diariamente! Ofertar a Deus e a todos mensageiros uma oração de agradecimento. Nem todas as pessoas fazem isso. Geralmente oram para pedir proteção, coisas pessoais ou mesmo por medo.
Segundo Senhor ?Maioral?, Exu chefe da Encruzilhada do nosso Templo, a maioria dos fiéis vão às igrejas ?não porque amam a Deus, mas por temerem o Diabo?! 80% dos fiéis não chegam aos templos por amor, porque querem se doar voluntariamente aos trabalhos da caridade e sim, por outros motivos. No íntimo querem garantir um cantinho melhor do outro lado da vida, proteção melhoria de vida, saúde etc. Tanto é verdade que os mesmos 80% não acreditam fielmente no que fazem! São médiuns inseguros, confiam mais nos outros do que em si mesmos. Fazem muitas besteiras espirituais, não conseguem pensar e agir espiritualmente. Acreditam mais no que os olhos carnais mostram do que aquilo que o coração sente.
Oferenda espiritual é um presente que damos aos nossos mestres! Nós devemos ofertar aos nossos guias aquilo que sabemos ser utilizado por eles ou será utilizado em benefício do seu templo. Não devemos deixar de comer, pagar nossas contas, etc. para dar oferenda aos Orixás. Nestes casos eles ficam tristes e não alegres, porém, se temos condições e sentimos esse desejo de coração, eles apreciam especialmente o amor que dedicamos.