Perguntas frenquentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Como devo fazer para ingressar num Templo?
Resposta:
Nem todos os médiuns que procuram um templo de Umbanda estão aptos a ingressarem como trabalhadores do mesmo.
Por quê?
Porque o médium precisa identificar-se com os costumes, procedimentos e disciplina desenvolvidos no templo. Nem sempre temos afinidades espirituais com todos os Templos de Umbanda e nem sempre a nossa missão espiritual está autorizada dentro e um Templo de Umbanda.
O médium deve visitar alguns templos sérios e bem formados, dirigidos por pessoas sérias e competentes, sem comprometer-se espiritualmente com eles! Muitos médiuns levados pela emoção, quando entram num bonito Templo ouvem o toque de um atabaque e um canto ou até mesmo a vibração dos guias em trabalho, entram em combustão espiritual!
Explodem de emoções, sem avaliar o que estão fazendo, recebem a banda do jeito que se encontram, às vezes espiritualmente sujos. Devemos ter controle e cuidados com nossas emoções.
Só devemos tirar de dentro de nós estas joias e exibi-las em lugar seguro e ocasiões especiais. Devemos receber nossos Orixás em lugar limpo e seguro, ou seja, num Templo espiritualmente preparado.
Fazendo uma comparação bem grosseira, um médium que se propõe a receber um Orixá e esteja sujo e mal vestido é como uma mulher usando um diamante nas mãos com unhas sujas, usando chinelos de dedo, um elástico no cabelo e a roupa de faxina. Não percebemos o brilho! Por mais valioso que seja o anel, seu brilho não reluz!