Perguntas frenquentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- É verdade que quando um médium deixa de cumprir a missão dele, as entidades da direita mandam os Exus castigarem o filho?
Resposta:
A ignorância dos homens é tão absurda a ponto deles inventarem coisas mais absurdas ainda! Isso é uma inverdade! Não existe nenhum compromisso nem da direita e nem da esquerda em maltratar ou machucar a qualquer filho. Seja ele justo ou injusto, correto e incorreto. O nosso propósito é dar luz e não tirar.
Certamente que um médium quando deixa de cumprir as suas obrigações pode vir a padecer de muitas moléstias e perderem o controle em suas vidas. Não por castigo nosso, respeitamos todas as pessoas, uma vez ele se afasta de nós, respeitamos a sua vontade. Todos têm o livre arbítrio, todos merecem respeito.
Os médiuns sofrem as consequências de suas próprias decisões. Olhe como exemplo a sua vida pessoal diante das obrigações com a sociedade na qual convive: se você se compromete com uma dívida e não paga, quem vai cobrar isso de você? Aquele que confiou em você e não os seus vizinhos.
Na reencarnação cada criatura traz um projeto a ser desenvolvido e executado, quando ele se descuida de suas tarefas é cobrado pela sua própria consciência (fiador do espírito).
Aconselha-se que cada um analise bem o peso dos seus compromissos, ninguém está encarnado porque é belo, importante ou divino! Está aqui por um motivo especial! Cabe a cada um honrar os seus compromissos liquidar os seus débitos por completo ou no mínimo a maior parte dele.
Não castigamos ninguém, o homem é castigado por si mesmo!