Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que são as linhas auxiliares?
Resposta:
As linhas auxiliares são formadas por grupos de diversos espíritos voluntários que se juntam no sentido de nos ajudar. Vamos dar exemplos claros, a fim de que todos vocês entendam o trabalho, o carinho e o amor dessas entidades.
Na constituição de uma casa de caridade, bem antes dos alicerces serem firmados aqui na Terra já estão firmados no plano espiritual as legiões de voluntários que se dispõem em nos ajudar. Digamos que no Templo Iansã e Cacique Tupinambá, vários espíritos amigos se apresentaram a ele oferecendo-se para trabalhar em seus intervalos, ou seja, em suas horas livres. Dentre estes espíritos surgiu um Senhor João Boiadeiro, um Senhor Malaquias e outros tantos ligados à legião deles.
Estes espíritos, perante Deus não têm nenhum compromisso conosco. São voluntários à serviço da Luz. Podem ter parentes e amigos entre nós, sem estarem comprometidos com as nossas ações.
Eles jamais assumirão um compromisso, tais como chefe de cabeça de nenhum filho encarnado. Será que eles não têm luz e nem possuem um grau elevado na espiritualidade para exercer tal função?
Aí está o engano de muita gente. O nome João Boiadeiro pouco importa para o espírito que se apresenta em trabalho. Ali pode estar um grande chefe de Legião, com um compromisso firmado com o Mestre. Ou seja: de repente o nosso chefe de Legião, Sr. Tupinambá pode ser um senhor João Boiadeiro do outro lado do oceano e vice-versa. O nome dado em Terra é apenas uma senha, o que importa para eles é o que fazem conosco. Eles não fazem questão dos seus poderosos nomes, apenas existe um respeito entre eles. Um espirito que assume a linha da Bahia (só existe no Brasil, a Umbanda é nossa), eles trabalham na mesma sintonia e na mesma vibração. Geralmente usam os mesmos apetrechos em seus trabalhos.
As linhas intermediárias ou auxiliares trabalham especialmente com a parte mais pesada, que é o atendimento físico, limpando e energizando a matéria, fortalecendo o espírito. São as conhecidas entidades de consultas, incluindo-se a direita e a esquerda.