Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O terreiro de Umbanda que não faz oferendas não tem forças com os guias?
Resposta:
O que é que faz um terreiro de Umbanda ser forte? É o seu tamanho? Decoração? Obrigações?
Não! Nada disso é verdadeiro!
O que faz um terreiro de Umbanda ser forte é o corpo mediúnico que interage dentro dele!
Os guias? Todos eles são fortes! Ou não seria um mentor, mestre ou o nome que lhes queira dar. Os médiuns sim, precisam tornar-se fortes, no caráter, na fé, no amor, na simplicidade, na inteligência, na renúncia, na bondade, na disposição para o aprendizado, na dedicação para aplicar a caridade, etc.
Devemos respeitar a cultura de cada casa, mas não sairmos pregando tolices, pois a força de um Templo é gerada pela conduta dos seus trabalhadores e não pelas oferendas que possamos vir a dar. Quando podemos e queremos ofertar algo para nossos guias, não é pecado e nem crime! Estas oferendas são agrados aos Orixás, mas eles não deixam de agir na maior oferenda que é o nosso coração. Eles fazem seus trabalhos ganhando ou não ganhando presentes.
Eles não precisam de nada a não ser do nosso amor, dedicação e respeito.
De vez em quando presenteamos a quem amamos, não é verdade?
E se amamos nossos Orixás, também podemos presenteá-los! Não que eles estejam necessitados, mas, porque queremos agradá-los é um direito que temos.
Nada temos contra as oferendas espirituais, defendemos apenas que não é verdadeiro que os nossos guias só trabalhem na lei do ?toma lá da cá?.