Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Espiritualmente, sabemos que os chefes dos terreiros adotam os filhos do terreiro como sendo seus filhos. E o que acontece quando eles se envolvem sexualmente com os mesmos?
Resposta:
Um chefe de terreiro carrega uma enorme cruz em seus ombros. Ao mesmo tempo em que ele é uma pessoa comum, semelhante a todas as outras, precisa tomar cuidado com quem está ao seu lado como companheiro (a).
Se o companheiro (a) de fato abraçar a bandeira da sua religião, ter a mesma fé, o mesmo respeito e a mesma dignidade de caráter, tudo vai bem. Caso contrário, os prejuízos espirituais são imensos.
Quando estes pais de terreiro se envolvem com filhos do templo, espiritualmente é a mesma coisa que se envolver com os seus filhos carnais. Os guias imploram aos casais que dividem a responsabilidade de um Templo, para receberem todos os filhos que vêm ao Templo como sendo seus filhos. O casal que assume perante a espiritualidade os filhos de Deus para guiar à luz, não pode, em hipótese alguma, se desviar da conduta e das virtudes da moral.
Quando acontece de um pai ou de uma mãe se envolver sentimentalmente com algum filho é uma tragédia espiritual. Os sentimentos dos guias são os mesmos que sentimos ao sabermos de um pai que seduziu sua filha, etc... Dentro de um Templo, sempre surgem casamentos entre irmãos de fé, mas os Chefes da Casa, os guias, tanto quanto os pais carnais, devem acompanhar e orientar seus filhos aos melhores caminhos. Quanto aos pais da casa é puramente indigno envolver-se com seus próprios filhos.