Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que vem a ser feitura?
Resposta:
Uma feitura não modifica o caráter das pessoas, ensinamos e instruímos os filhos, como Jesus Cristo ensinou e instruiu seus discípulos. Nem todos os discípulos cumpriram seus juramentos ou foram fiéis aos seus mestres. Lembra-se de Judas?
Todos aqueles que seguem os rastros dos mestres passam por várias provações, tais como: traições, perseguições, injustiças, etc. Os caminhos para a elevação da alma são estreitos e cheios de espinhos. Os caminhos fáceis e largos nos levam ao abismo. Escolhemos aqueles filhos que reconhecemos com boa vontade de servir a Deus, aqueles que acompanham os trabalhos do terreiro, ajudam o chefe do terreiro com os novos irmãos, com a organização, se esforçam para aprenderem, são filhos convidados pelo chefe espiritual da casa e com aprovação do chefe do terreiro (médium dirigente). Passam por um curso de aprendizado mais avançado e firmam compromissos com os Orixás. Nem sempre esses médiuns cumprem seus deveres ou honram seus juramentos, apesar de todos os conselhos recebidos e de terem conhecimento que esse compromisso é indissolúvel. Quando não se cumpre nesta passagem, voltamos para cumpri-lo em outra passagem, com uma diferença: Nossa escola e nossos mestres serão outros e já conhecendo bem a nossa ficha, usarão novos critérios. Muitos médiuns após dar um passinho como uma criança que está aprendendo a andar, se sente grande demais e começa a fazer mil asneiras com a pequena luz que lhes foi confiada. Sabemos que um vagalume no escuro ilumina muito mais que uma estrela distante do nosso alcance e encoberta para nós. Alguns, tolamente acabam perdendo a luzinha do vagalume e se perdem nas trevas por seu livre arbítrio.

Observação:
Comparando com o nosso grau escolar, diríamos que os pais e mães pequenas que cumprem suas missões dignamente, concluíram o primeiro grau e os que não seguem a Lei de Deus, são aqueles reprovados na matéria, não progridem espiritualmente por serem irresponsáveis.
A feitura para o chefe de terreiro é mais um passo que damos (Yalorixá/Babalorixá/Babalaô). É alguém que assumiu novos compromissos, que fez por merecer. Precisamos ter passado por várias provas de amor, precisamos estar totalmente conscientes e preparados para pisarmos em espinhos sem reclamar. Fazendo uma comparação diríamos que concluímos o segundo grau ou também fomos reprovados na matéria mais importante. A caridade. À partir daí os caminhos para os eleitos são vários, equivalendo a uma faculdade. Nos especializamo-nos ou não, temos o livre arbítrio, seguir adiante ou se acomodar, reconhecemos os progressistas pelo seu trabalho.

Nota:
Nas reuniões espirituais os grandes chefes de legiões mostram suas preocupações, discutem as condições que se encontra o mundo:Há muitos médiuns, são bons filhos, têm fé em Deus, são esforçados, mas não são confiáveis para passar a dirigir um rebanho por um caminho tão estreito. Ensinamos, chamamos atenção e basta um descanso da matéria para os mesmos se esquecerem de seus compromissos. Levamos flores espirituais, doamos através dos ensinamentos e vemos murcharem no esquecimento. São muitos que nos procuram, mas infelizmente são poucos os de boa vontade em conservar as seivas das flores espirituais.
Concordo plenamente com eles, cada dia que passa torna-se mais difícil conviver com o core corre do dia a dia, se desligar dos problemas. O meio que vivemos não facilita o desprendimento da matéria para com o espírito, mas quando fazemos força e renunciamos a algumas regalias da nossa vida pessoal, alcançamos a elevação espiritual, mesmo no meio de tantas turbulências. Devemos ficar atentos e mais interessados em nos firmar nos ensinamentos espirituais. Quantos trabalhos já foram trazidos e explicados nesse terreiro e quem os guardou por completo?