Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Qual é a ajuda espiritual oferecida aos desencarnados nos rituais umbandistas?
Resposta:
Como sabemos, o encarnado não anda sozinho, todos nós temos nosso anjo de guarda e espíritos sofredores que diariamente se aproximam de nós e também podemos ter espíritos rancorosos que vivem esperando exatamente o momento do nosso desencarne para ajustar contas de espírito para espírito.
Quando desencarnamos, podemos entrar em sono profundo ou não. Nosso anjo de guarda também é afastado de suas funções. Nosso corpo físico é desligado do corpo espiritual. Somos transportados às colônias das quais fazemos jus, pois em vida terrena preparam os o caminho que iremos percorrer na espiritualidade, podendo ser até mesmo uma colônia do umbral. E os espíritos sofredores, obsessores, etc? Seguem o desencarnado ou ficam sem rumo?
Eis ai os benefícios dos nossos rituais, orações, encaminhamentos espirituais que vêm ajudar! Estes irmãos ficam desnorteados e perdidos, querendo muitas vezes apoderar-se do corpo do desencarnado e na ignorância, não percebem que é um corpo tão morto como o deles. Estes irmãos serão tratados pelas orações e todo o trabalho espiritual aplicado no local do velório. Todos eles são encaminhados aos hospitais e colônias autorizados e em certos casos, muitos espíritos sofredores ficam internados no mesmo hospital ou colônia com o desencarnado; este era apenas um sofredor merecedor de uma nova oportunidade.
Não existe coisa mais triste nos velórios que encontrar pessoas conversando, fazendo fofocas da vida do morto, de sua família e outros comportamentos vulgares. Num velório é necessário muita oração e pensamentos positivos. Sabemos que estamos tratando de muitos irmãos sofredores e não somente olhando para um corpo morto coberto de flores.
Tem pessoas que visitam velórios e voltam para casa, acompanhados de vários espíritos sofredores o obsessores. Estas pessoas só foram lá por obrigação social ou não têm nenhum conhecimento e respeito pela espiritualidade. Os rituais espirituais são de extrema importância, não somente na Umbanda como em todas as religiões.