Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- É possível qualquer pessoa conversar com os espíritos ou somente algumas pessoas têm esse dom?
Resposta:
Todos nós temos esse dom. Deus é um espírito santo e está sempre ouvindo e e respondendo nossas perguntas. Com os espíritos irmãos e com as entidades, a comunicação se torna mais complexa. Eles, quando desprendidos da matéria, nos ouve, nos vê e conversa conosco. Os encarnados têm muita dificuldade nessa comunicação espírito/matéria, quando procuramos desenvolver nossa mente voltada para o espírito, começamos a sentir toda energia passada por eles e nos tornamos sensíveis, facilitando uma comunicação harmoniosa. Somos capazes de trocar ideias, receber instruções, senti-los, vê-los, acompanhá-los em diversos lugares (alegres/tristes). Conforme vamos entendendo, compreendendo e nos firmando, crescemos muito com essa benção. Para que tudo isso seja possível entre as pessoas, precisamos nos desprender de muitas coisas materiais. Não é necessário parar de viver como encarnado (ser pessoa comum, entre todas as pessoas comuns), apenas voltar-se também para o espírito. Mas é possível a comunicação dos espíritos com todas as pessoas que fazem por merecer.
Em nenhum livro escrito pelo homem consta todos os ensinamentos que recebemos das nossas entidades, isso só é possível através da comunicação já descrita. Além das comunicações de incorporação (médium/espírito).
Todo mérito exige: disciplina, trabalho e sacrifícios. Os espíritos de luzes procuram comunicar-se com seres dispostos e interessados em auxiliá-los. Os espíritos brincalhões procuram aproximar-se de pessoas idênticas, brincam por não terem fé, responsabilidade e conhecimento da Lei Maior. Seremos julgados por nossas ações. Mil vezes um de nós (encarnados) não assumir nenhum compromsso espiritual, do que assumir um e não cumpri-lo. A Lei é severa para os infratores.