Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Quais os valores de cada cor?
Resposta:
1. O vermelho (masculino): é a cor do fogo, ela foi gerada pela influência dos raios solares, é a purificação, queima das energias negativas. A cor vermelha é a força máxima de sustentação e de alimentação dos corpos. Imagine o seu
corpo sem essa cor (sangue que é considerado um órgão no corpo humano).
A cor vermelha é encontrada em todas as matérias vivas e vibra sobre tudo e todos. A vida não reage sem ela.

2. A cor amarela (feminina): essa cor é a cor do controle e do equilíbrio das emoções. Ela vem da vibração entre terra, água e fogo. Ela vibra em nós na queima dos alimentos, aproveitando apenas o necessário para o nosso corpo manter-se equilibrado e saudável. A cor amarela é a cor da elevação e da inteligência.

3. A cor verde (masculina): é o pai do universo, ele carrega todas as outras cores de um lado para o outro. Todas as cores passam por ela antes de enviar qualquer sinal de vida. Nesta cor, vibra toda ciência conhecida pelo homem. É a cor da medicina e do movimento, é a cor da saúde e da harmonia. Essa cor formou-se da vibração de todas as outras cores.

4. A cor azul (feminina): é a mãe do universo. Ela abraça o planeta e o suspende para o infinito. É a cor da maternidade, da glória e da majestade. Essa cor formou-se dos raios lunares e das nuvens carregadas de água. Sem a sua vibração torna-se totalmente impossível a vida de todos os seres e a conservação da natureza.

5. A cor roxa ou lilás (masculino): nasceu das cores vermelha e azul. Está ligada ao espírito e à matéria. É a mãe da consciência, vibra nas emoções e estimula a bondade e a paciência humana. Comanda o senso de direção de todos os viventes, atrai as energias do dia (sol) e da noite (lua); é indispensável para o nosso equilíbrio.

6. A cor marrom (masculina): nasceu da cor verde, vermelha e preta. Vibra nas montanhas e nas pedras, concentra-se nas raízes e troncos, é o carro chefe do universo, é o defensor da natureza. A cor marrom é como se fosse uma autoridade de comando, nada se faz sem a sua força.

7. A cor rosa (feminina): é a menina dos olhos da cor vermelha e da cor amarela. Formou-se nos ares e comanda a zona central do nosso cérebro. Ela vibra na nossa retina e pele, protege a nossa aura que fica no alto da cabeça e em torno do nosso corpo carnal. É como se fosse a porta, ela é quem abre e fecha a passagem de todas as outras cores. Tanto que com a cor rosa (exceto o branco e o preto, que filosoficamente não são considerados como uma cor própria, uma vez que dão vida a todas as outras cores) praticamente você cria várias cores mais facilmente que as demais cores.

Dessas cores apresentadas são formadas todas as outras cores conhecidas e ainda desconhecidas. Essas são as cores matizes. A partir da junção delas, formam-se uma infinidade de outras cores.

Devemos estudar a função e a influência de cada uma dessas cores em nossas vidas, tais como no tratamento de muitas doenças, na alimentação, roupas, móveis, cor da nossa casa e até dos nossos bichos de estimação!