Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que são pontos nos rituais da Umbanda?
Resposta:
Temos para esta palavra ?PONTO? várias finalidades dentro do ritual da Umbanda. Temos os pontos onde são firmadas as oferendas, temos alguns pontos de firmeza do Templo (que não ficam expostos), além dos pontos cantados e riscados.
Todos eles de suma importância nos rituais desenvolvidos nos trabalhos da Umbanda. Os pontos cantados cada um deles traz uma energia, uma vibração, cada ponto é uma oração e cada oração tem a sua finalidade.
Os pontos riscados pelos Orixás são símbolos de identificação deles. Estes símbolos são escritas sagradas, os pontos riscados são sempre explicados pelos Orixás e nós devemos estudar e analisar os seus fundamentos.
É muito perigoso para qualquer pessoa leiga ou conhecedora dos rituais da Umbanda sair por ai brincando e inventando pontos.
Um Orixá quando confia um ponto de trabalho a um dos seus filhos não é para ser exposto ou exibido aqui e ali. Devemos zelar e guardar esta relíquia. É nesse ponto onde o médium deve firmar seus trabalhos e pedidos de caridade para os sofredores encarnados e desencarnados, nunca e jamais firmar uma vela neste ponto com o coração carregado de rancor, pois quando isso acontece, o filho está jogando energias negras (negativas) e é impossível a passagem das correntes de luz. Este ponto passa a ser um túnel escuro e a tendência é fechar-se completamente. O Orixá se afasta desse buraco negro deixando o filho sofrer as consequências de sua própria escolha, temos o livre arbítrio que nos dá esse direito: conhecer o poder do bem e o poder do mal. Todo Templo e todo guia chefe de legião tem um ponto símbolo de sua nação. É o ?Brasão? de identificação da legião, isso não quer dizer que seja o ponto de trabalho da coroa do dirigente do Templo.
Já pensou se os pontos de trabalhos dos nossos guias chefes de coroa fossem espalhados por aí, nas mãos de um e de outro?