Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- O que é Batismo na Umbanda?
Resposta:
É necessário sabermos o seguinte:
Há o batismo das Entidades;
Apresentação dos pais e dos padrinhos à criança ou adulto que nunca recebeu a benção do altar;
E o batismo espiritual que precisamos estar conscientes, ser responsáveis, ter afinidades com o guia que será nosso (a) padrinho (madrinha).
O batismo das entidades: ocorre por ocasião no recebimento da coroa. Eles são batizados na corrente de trabalho da casa, assumem um compromisso com o chefe da casa, independente da presença física do médium. Essas entidades estão sempre ligadas aos trabalhos da corrente.
Já o batismo de um filho adepto e conhecedor da ciência espiritual da Umbanda é feito por uma entidade, tendo como padrinho um guia que assumirá um compromisso muito sério com este espírito encarnado.
Na ocasião do desencarne deste filho, o padrinho ou a madrinha estará ao lado dele, acompanhando o(a) afilhado(a) até o local onde ele estiver autorizado a levar, seja bom, ou ruim, o padrinho o levará até lá. É uma segurança espiritual muito grande. Além disso, esse padrinho nos assiste e protege muito.
O batismo de apresentação: a criança ou o adulto que não foi apresentado ao Templo, os pais devem escolher padrinhos e confirmar diante de Jesus a apresentação para o batismo. Os padrinhos apresentados diante de Jesus assumem o papel de pais com os seus afilhados. Resumindo: temos três confirmações de batismo: 1-apresentação; 2-batismo espiritual dos nossos guias e 3-o nosso batismo individual.
Todo batismo de apresentação é considerado por Deus em qualquer Templo. Portanto, não devemos batizar nossos filhos na igreja Católica e na Umbanda. O que vale é o que ocorreu primeiro.
É falta de respeito com Deus estar colocando à prova a luz do santo batismo onde quer que seja.