Orixás do Mês de Outubro

Dia 12 – Nossa Senhora Aparecida (Mãe Oxum)

Imagem: Internet


Dia 20 – Os Boiadeiros do Templo Iansã e Cacique Tupinambá

Imagem - Templo Iansã e Cacique Tupinambá

A cada dia que nasce surge um mistério: O mistério da vida. Todos os dias da nossa vida recebemos as graças de Deus. Você acordar, ver, sentir, ouvir, movimentar-se. Tudo é uma grande benção de Deus é o mistério de estar vivo.
Às vezes somos egoístas, cegos, tolos e infantis, nos deixamos levar pelo lado negativo das coisas. Não prestamos atenção no nosso redor, não percebemos tantas coisas divinas e positivas, coisas que podem mudar o rumo de nossas vidas.
Cada Ser criado por Deus foi dotado de sentimentos de defesa e a intuição (inteligência) que garante a sua sobrevivência. Os animais, os insetos, as plantas, enfim todos os seres vivos são preparados pela ciência divina. Os homens (os humanos) somos seres privilegiados, fomos dotados de uma inteligência superior. A nossa capacidade de pensar e agir é algo extraordinário, a única explicação para tudo é o grande amor de Deus para seus filhos.
Teria Deus escolhido alguns filhos prediletos?
Certamente que não. Nós, através de um grande processo evolutivo chegamos neste estágio: O da evolução. O homem cada vez mais descobre novos caminhos, abre novas fronteiras chegando mais próximo do grande entendimento da sabedoria divina (os santos).
Será que os nossos antepassados ficariam assustados com os aviões, carros, geladeiras, televisões, computadores, calculadoras, etc? Claro que não! Os nossos antepassados convivem, dividem, acompanham todo o nosso progresso. Muitos entre nós, já sofremos no passado a falta de recursos que hoje aceitamos com tanta naturalidade. Claro que já viemos com essa meta a ser adotada.
No passado não tínhamos aqui na Terra muitas coisas que hoje desfrutamos e no futuro haverá muito mais. E em outras dimensões será que nunca gozamos desses privilégios? Exemplo: você se lembra de ter carregado água e lenha na cabeça?
Lembra-se quantos quilômetros você chegou a fazer por hora montado(a) em seu cavalo? Ah! Lembra o que você comprava em latas ou em sacos plásticos?
Milhões e milhões de almas que nunca viram isso na Terra, hoje desenvolvem em Terra o que aprendeu em suas caminhadas. É o progresso espiritual é a evolução da alma, uma escolha. Então: Deus não escolhe filhos como prediletos, nós é quem temos o privilégio de optar pelo melhor. A Evolução que pode nos tornar seres altamente iluminados graças à inteligência herdada do nosso Pai Maior.
Outubro no Brasil:
Estamos na primavera, as estradas começam a cobrir-se de flores coloridas e perfumadas, pássaros e borboletas sobrevoam os caminhos por onde passamos. Algumas pessoas cheias de problemas, outras muito afetadas, algumas chorando a morte de entes queridos ou até mesmo chorando por um grande amor perdido, mesmo assim, com todos esses sentimentos invadindo suas almas percebem a beleza, a grandeza e a benção de Deus em cada detalhe do caminho por onde passam.
No meio dos espinhos encontramos as rosas, na nossa caminhada encontramos muitos espinhos pelos caminhos da vida, mas em compensação quantas flores ganhamos nesta passagem, quantas alegrias! Quanta beleza temos a oportunidade de conhecer de perto! Quantos momentos belos podemos oferecer a outras pessoas. Tudo isso vale a pena.
Experimente sair um pouco de sua rotina, não fica caro você sair da cidade e conhecer um pouquinho do interior. Há passeios programados com guias e roteiros ou faça você mesmo(a) a sua programação convide alguns (as) colegas, pegue um ônibus, vá de manhã e retorne à tardinha. Há várias opções. (**)
Outubro de norte a sul é uma época do ano em que a primavera é o sol que aparece mais cedo, fica mais tempo, o azul do céu mais brilhante, o cheiro da Terra secando, natureza mais intensa e alegre. É o mês do Senhor João Boiadeiro!