Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- Por que os guias da Umbanda usam ervas?
Resposta:
Podemos observar que nos dias atuais a ciência comprova a importância das ervas para nossa saúde física, intelectual e espiritual. A fitoterapia está ai provando o quanto os guias estão certos! Eles praticam esta ciência há milhares de anos, obtendo resultados fantásticos!
Poderíamos classificar que a farmácia da Umbanda é à base de ervas, flores, raizes etc, sempre envolvendo o que colhemos da mãe natureza.
A Umbanda é um universo de riquezas oferecendo aprendizados constantes para aqueles que se interessam em estudá-la. Um desses setores é a medicina alternativa, herança dos nossos ancestrais. Nossos índios, nossos tataravôs que trouxeram as raizes da cultura de sua terra.
No mundo todo nascem ervas, assim como nascem pessoas e a Umbanda cultivou estas raizes da nossa gente. É comum, normal e aceitável, em todos os trabalhos de consultas, nos terreiros de Umbanda, o guia receitar e ensinar remédios, banhos e defumadores à base de ervas. As ervas não só curam doenças físicas como estimula a nossa mente, promovendo a limpeza astral e uma vez que ficamos com o corpo e mente limpos, teremos: Mente sã, corpo são".
Aliás, como temos sempre divulgado, repetimos que nos trabalhos relacionados aos ensinamentos da Umbanda, os guias que se apresentam nesse universo espiritual são conservadores das leis naturais, nos ensina e nos convence a tratar a natureza com mais respeito, dar mais valor a esta rica mãe, cultivar e usufruir o que ela nos oferece como alternativa de sobrevivência, tanto ingerimos suas folhas através de chás, como nos alimentamos com suas sementes, frutos e raizes. A vegetação é garantia de vida em nosso planeta, é o coração das nossas fontes e rios, é a segurança que temos para viver no planeta.
Sem folhas não há vida, sem vida não há caminhos na Umbanda! A Umbanda cultua nossas folhas, nossas flores, nossos frutos, nossas raizes, a Umbanda cultua a vida! Não reconhecemos trabalhos na Umbanda sem folhas, sem frutos, sem as nossas raizes. O terreiro de Umbanda cheira a mata, cheira a terra, flores e os guias falam em Deus, em paz e amor; ensinam-nos a compreender e respeitar a vida como um "todo".