Perguntas frequentes da Umbanda (respondidas por Mãe Nazareth)
- É verdade que quando um Chefe do Terreiro (Pai de Santo) desencarna gera um problema espiritual sério para os filhos do Terreiro?
Resposta:
Seu desencarne gera um problema muito sério, pela falta que ele fará, pois quem sustenta, equilibra uma Casa é o Chefe da Coroa. No passado, quando tudo era oculto, o Chefe de Terreiro recebia os segredos e não tinha permissão para transmiti-los para ninguém, então ele desencarnava e realmente os “filhos” ficavam sem orientação e sem rumo espiritual. Nesse caso, outro Chefe de Terreiro era convocado para fazer todo o trabalho de desligamento (dependência) espiritual dos “filhos” de seu pai/mãe. Isso levava tempo, como um desgaste emocional muito grande para todos.
Nos dias atuais, a educação espiritual avançou muito (nós evoluímos) e os Guias já preparam no Terreiro o filho de total confiança, que substituirá o Chefe de Terreiro com toda autonomia espiritual. Quando o Chefe de Terreiro precisar ausentar-se por qualquer motivo ou mesmo em razão de seu desencarne, ele terá o seu substituto, que será aquele que foi preparado pelas suas mãos e recebeu os seus fundamentos e conhecimentos.
É fundamental que todos os Chefes de Terreiros conheçam bem os seus filhos, para que possa preparar aquele(a) que receberá essa missão de suma importância, sendo que esse “filho”, com toda certeza foi trazido para a Casa pelas qualidades com que Deus lhe presenteou os dons da espiritualidade e da humildade. Pessoa que, além da fé e fidelidade aos Guias e ao Dirigente, trabalha sem medir esforços pelo seu Templo e verdadeiramente assume a mesma postura do seu Dirigente, quanto ao caráter, confiabilidade nos trabalhos espirituais e decência no trato com as pessoas, sendo aquele em que, em suas mãos podemos confiar nossas vidas.
São muitos os “filhos” encontrados dentro do mesmo Terreiro, com essas características? Absolutamente não! Abençoado seja o Terreiro que recebe dois ou três que se assentam no trono da coroa e se preparam para responder por ela.